sábado, 14 de junho de 2008

Concerto de S. João @ Casa da Música

O concerto de S. João organizado pela Casa da Música - de entrada livre e decorrendo na praça em frente ao edifício da Casa - começa a assumir contornos de tradição (apesar de ainda ser a 3ª edição) e uma bela alternativa aos restantes espectáculos musicais da noite de 23 para 24 de Junho de cada ano. Durante a semana desfilam pelos palcos das várias freguesias do Porto dinossauros da «música ligeira portuguesa» como Marante e o seu Agrupamento Musical Diapasão, José Malhoa, Quim Barreiros entre outros e outras importações do Brasil. Na Casa da Música porém o estilo musical escolhido é ligeiramente diferente...

Como todos os anos, o concerto deste ano começará com Música Clássica pela Orquestra Nacional do Porto, com a direcção musical a cargo de Joseph Swensen. O programa é o que se segue:

- Joly Braga Santos Stacato Brilhante
- Carl Nielsen Abertura Maskarade
- Edvard Grieg Suite n.º 1 Peer Gynt
- Richard Strauss Don Juan
- Leonard Bernstein Abertura Candide

Depois desta actuação vem o inevitável fogo-de-artifício da meia-noite, marcando a viragem de dia e de sonoridade, mais para os lados do pop e do rock. Este ano é, na minha opinião, o que tem a melhor programação. Apresentemos as bandas:



Irmãos Catita
- liderados pelo incontornável Manuel João Vieira (na foto), os cómicos, controversos e politicamente incorrectos músicos darão certamente um bom (e divertido) concerto.





Rádio Macau - banda histórica do pop português, desde os anos 80 até à actualidade, voltaram às edições discográficas este ano com o álbum «8», um esforço bem conseguido, num registo pop melódico e sereno, da parte de Xana, Flak e restantes companheiros.

2 comentários:

Bernardo Pinhal disse...

Nem brinques com essa do fogo-de-artifício, pá...fui ver o do ano passado, penso, e isso foi um fiasco! Músicos a pararem de tocar para apagarem as faíscas nos instrumentos, pessoas a fugirem em pânico porque lhes tinha caído cinzas na cara, coisa bonita...mas enfim, um espectáculo bem engraçado!

Telmo disse...

AHAHAHAH a sério? É pá, então estou lá batidinho :D