quinta-feira, 12 de junho de 2008

Granitos Folk 2008

Chegamos em 2008 à 5ª edição do Granitos Folk, festival de "música de raíz tradicional" nas palavras do pessoal do Contagiarte, responsáveis pela organização. Curioso como o primeiro cartaz que saiu (abaixo) aparece com a menção "Festival de Música Tradicional". Uma correcção atempada... ia criticar isso mesmo.

O festival começa hoje e dura até Sábado, e terá os portugueses MU, Dazkarieh e Galandum Galundaina - bandas bem conhecidas no meio folk português - e os estrangeiros (ou deverei dizer «músicos do mundo»?!) Amainur [Espanha], Barbarian Pipe Band [Itália] e EmBRUN [Bélgica]. Paralelamente aos concertos decorrerão também outras actividades - no espaço do Contagiarte - entre workshops, outros concertos, etc.
De realçar a bela localização da Concha Acústica do Palácio de Cristal (conhecida dos frequentadores do Palco Secundário das Noites Ritual), um sítio que me parece uma boa escolha dado o contexto do festival e a envolvente do palco.



Numa nota pessoal, não gosto do cartaz. O meu purismo alerta-me que o festival é mais freak (passe a expressão sem sentido pejorativo) que tradicional, e a correcção da menção ao tipo de música no cartaz é bem acolhida por estes lados. Gostos à parte, é uma boa iniciativa, e as boas iniciativas são para divulgar!

Mais informações aqui.

Sem comentários: