quinta-feira, 12 de junho de 2008

Wendy Carlos



Há artistas que andam a cambalear na fronteira subtil entre o piroso e o genial. Wendy Carlos é uma delas.

Nascida Walter Carlos nos Estados Unidos, define-se como "sintetizadora", compositora e fotógrafa de eclipses solares. Com o lançamento do pioneiro sintetizador Moog, criado pelo Dr. Robert Moog, em 1964, o mundo da música sofreu um violento abanão, com muita coisa a precisar de ser redifinida. Nas experiências que se sucederam - de notar que o interface não era propriamente acessível ou intuituivo, sendo por vezes necessárias várias horas para encontrar e mudar o som - muitos caminhos foram traçados e desbravados, mas um dos mais importantes passos no sentido da evolução e consolidação do instrumento foi dado com Switched On Bach (e que melhor forma de consolidar um instrumento que tocando Bach?), de 1968, que incluía peças do grande João Sebastião Ribeiro tocadas exclusivamente pelo sintetizador Moog e registadas num gravador de 8 pistas - sim, porque o sintetizador era monofónico. Todas as sobreposições de notas tinham que ser tocadas separadamente - já estão a ver a trabalheira. O álbum teve tamanho sucesso que foi o primeiro álbum de música clássica de sempre a vender mais de 500 000 cópias e a atingir a platina. Quanto à música em si (não em Si), o efeito do timbre artificial do sintetizador é muito forte e completamente descontextualizador. O que não é necessariamente uma coisa má. Depende da utilização, da tal fronteira. Para uma ideia melhor carregar aqui.
No ano seguinte Carlos gravou e editou The Well Tempered Synthesizer (1969) - referencia a Das Wohltemperirte Clavier de Bach-, um álbum basicamente nos mesmos termos mas com a inclusão de outros compositores.
Contudo, o ponto alto da sua carreira chegaria em 1971, com o filme de culto The Clockwork Orange, de Stanley Kubrick, cuja banda sonora consiste largamente em originais, adaptações e interpretações de Wendy Carlos. Num filme tão marcante e pesado a sua música aparece como um feliz complemento ou contraponto, quer dando profundidade quer funcionando como elemento irónico. Vejam-se os exemplos:

Introdução



Cena da loja de discos


Fica prometida uma análise à la Daniel mais cuidada da música em Kubrick.
Paralelamente ao lado aqui mostrado, Wendy Carlos também tem desenvolvido trabalho original a solo, como por exemplo Sonic Seasonings (1972), onde é feito uso de diversos samples, tratados electronicamente, para além do synth, a banda sonora de Tron (1982), filme da Disney, e Beauty in the Beast (1986), com diversas experiências com escalas maradas e algumas feitas especialmente para o álbum.

Goste-se ou não, há que respeitar os pioneiros. E eu até gosto.

Site Oficial

Sem comentários: