terça-feira, 17 de junho de 2008

Harpa Laser

De certeza já todos ouviram falar da Wii a nova consola da Nintendo. Tem um comando com sensor de movimento do qual faz um uso extremo, obtendo resultados fantásticos.

Quem se interessa por essas macacadas, também ja encontrou decerto diversos sites com usos alternativos para esse fantástico controlo remoto, que basicamente é melhor que o resto da consola.

Sendo este um blog sobre música, não me queria alongar muito neste campo, por isso vamos ao que interessa. O wiimote (o nome do controlo) é uma ferramenta fantástica, mas não especialmente pelo sensor de movimentos. Vem equipado com uma câmara de infravermelhos que mete no bolso a maioria das webcams e tem capacidade para comunicar por bluetooth, o que permite enviar os sinais para um pc, por exemplo.

Aqui vai um exemplo de um uso disso na música. Vejam primeiro e depois eu explico:


Esse senhor do vídeo está a atravessar os lasers com a sua mão. A grande concentração de luz nas mãos vai ser captada pelo wiimote (com um filtro para captar o laser em vez dos típicos infra-vermelhos) que envia o sinal ao computador. Um software lê esse input trata-o como o pressionar de uma tecla num teclado midi, tocando um sintetizador.

Agora gostava era de ver uma banda a utilizar isto em vez de um teclado. :D

2 comentários:

Bernardo Pinhal disse...

Vi uns vídeos, numa aula de tecnologias da música, um gajo a fazer essa cena!!! Mas sem laser, só com a consola e uma webcam...mas ouve, controlava tudo...filtros, frequência, delays...tudo! Escolhia o que queria controlar com a consola, como um controlador. Muito fixe.

Telmo disse...

Ya! eu so não sei fazer uma cena que é aquela parte do filtro de laser em vez do filtro de infra-vermelhos. E sem isso fica um cócó, porque os lasers é que dão a piada toda à cena.