quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Uma Teoria da Arte



Andando há uns meses mergulhado nesta obra, já era tempo de escrever um post sobre isso. No que creio que será o primeiro post sobre estética no inarmónico.

Escrito por um musicólogo de sólida formação filosófica - Karol Berger - este A Theory of Art é uma obra de referência na reflexão estética actual. Em traços muito gerais - este post pretende ser apenas uma pequena chamada de atenção - o livro opõe-se a uma visão da arte (da estética) separada da dimensão ética e moral - estas dimensões são essenciais na sua concepção de arte. A pergunta central que subjaz à obra é, assim:

"What, if anything, has art to do with the rest of our lives, and in particular with those ethical and political issues that matter to us most?"

Este princípio tem grandes implicações, quanto mais não seja porque coloca o dedo na ferida em relação a muita da arte actual. Para Berger, algumas das funções centrais que a arte pode cumprir (a título de exemplo) dizem respeito a iluminar a nossa existência real ou a conceber a existência de mundos utópicos -a arte tem, por isso, implicações ao nível ético, ao nível dos valores, ao nível da vida em comunidade...

Outro aspecto interessante é que a música ocupa um espaço central nesta Teoria da Arte (o que é, aliás, bastante raro em obras deste tipo). Assim, todo um capítulo é dedicado a uma perspectiva histórica da evolução da música.

Podemos concordar com a visão do autor em maior ou menor grau, mas uma coisa é certa, é uma obra absolutamente fascinante!

Pode ser comprado aqui e parcialmente lido aqui.

2 comentários:

Óscar Rodrigues disse...

Livro muito interessante, principalmente para discutir ao almoço com um copo de vinho da pior qualidade possivel e um prato cheio de colesterol

Daniel disse...

Embora seja forçoso concluir que pessoas (mais) sábias, em semelhantes almoços, optem por beber água e deixar parte das batatas fritas de lado...