quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bowie é o culpado da crise

Já não bastava ser o culpado da criação do glam rock e da homossexualidade, David Bowie é agora acusado de ser também culpado da crise económica! Ok, o Ziggy Stardust and the Spiders From Mars é um grande álbum e ele não tem culpa dos Placebo e a cena da homossexualidade vi num site demasiado fascisto-religioso... mas a da crise económica é a sério. A notícia é de uma estupidez deliciosa. Ainda me custa a acreditar que seja mesmo uma notícia de um jornal (mesmo sendo do Correio da Manhã) e não a composição sobre «A Crise Financeira» do Tó Zé do 7ºC. A legenda da figura dá o mote: «Bowie criou um mecanismo financeiro de consequências imprevisíveis». Leiam o resto:

«O 'camaleão' David Bowie foi apontado como o responsável pela actual crise financeira mundial. De acordo com a Imprensa britânica, a origem da crise começou com uma manobra financeira efectuada por Bowie.
Tudo começou em 1997, quando Bowie se lançou no mundo da alta finança, com uma operação a que chamou 'securitização', que se resume do seguinte modo: em vez de esperar pelo retorno dos direitos de autor dos próximos dez anos, Bowie vendeu esses mesmos direitos e embolsou o dinheiro de imediato. Como? Através dos Bowie Bonds, títulos que garantiam aos investidores um bom retorno.
Porém, tudo descambou quando os bancos pegaram na ideia do 'camaleão' e começaram a vender as hipotecas que possuíam, criando um papel, um título de securitização, que garantia bom retorno aos investidores. O risco passou então para os compradores, muitos deles companhias de seguros. Por outro lado, os bancos compraram também títulos, ficando de novo com hipotecas de pessoas que não as conseguiam repagar. O preço dos títulos caiu a pique, os bancos perderam milhões e... estalou a crise.»


Ora a ver se percebi: o Bowie, além de ter inspirado imensos músicos ao longo dos últimos anos, também inspirou os senhores da alta finança? Aposto que os depósitos a prazo vêm de uma música do Hunky Dory e os fundos de capitalização do Let's Dance.

1 comentário:

Óscar Rodrigues disse...

LOOOOL

David Bowie, criador do short-selling, esse processo financeiro que data do século XVII