quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Festival da Canção

Houve um tempo em que o Festival da Canção era o maior acontecimento musical nacional. Um tempo em que o canal público de televisão tinha orquestra e o povo oprimido respirava e suspirava com as músicas e letras que todos os anos representavam Portugal no Festival da Eurovisão.
Depois veio a descredibilização e o desgaste do formato, com o mau gosto das músicas e as cantorias em inglês. De vez em quando lá vinha uma inovação qualquer para tentar relançar o festival. Nos últimos anos, não havia concorrentes mas convidados: a organização convidava os produtores do costume para comporem uma canção e arranjarem um macaquinho para a cantar. Houve anos que correu bem, outros mal (em termos musicais, não de classificação).
Este ano recebi com agrado a notícia de que as candidaturas voltariam a ser abertas. Qualquer um podia fazer a sua musiquinha e candidatar-se. A RTP recebeu 393 maquetes, lá escolheu os finalistas. Há votação na internet e haverá depois o espectáculo com a antiga votação por distrito.
Ainda tive esperança de lá ver alguma banda mas parece-me que é só artistas a solo/duo. Eu não sou fã da Eurovisão mas até gostava que levássemos algo em condições. Podiam ir os Deolinda, que estão aí na berra e gostam de se afirmar como tugas. E o faduncho até está na moda. Vai-se a ver e o ano em que tivemos melhor classificação não foi quando levámos passos de dança e ritmos de discoteca mas a cândida Lúcia Moniz de cavaquinho na mão. Mas as bandas têm vergonha de ir. Longe vão os tempos do José Cid, dos Da Vinci, ou lá fora dos Abba e dos Nightwish (ok, este não foram, mas só porque ficaram em 2º lá na terra deles)
Assim, na frente segue a Luciana Abreu, mas não sem polémica, já que nos últimos dias foram desaparecendo milhares de votos. Porquê? Porque o Sapo lá fez as suas vistorias de rotina e descobriu votos fraudulentos (coisa nunca vista na internet) por emails criados só para votar e outras trafulhices que tal.

3 comentários:

Telmo disse...

Corria o rumor (http://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/system_of_a_down_to_reunite_at_eurovision_2009.html) de que os SoaD se iriam reunir para representar a Roménia. Aposto que, a confirmar-se, era capaz de convencer outras bandas sérias e aquilo andar para a frente...

Pedro disse...

Era interessante que alguém fizesse isso. Era pelo menos fora do normal. E mais ainda se eles representassem um país que não é o deles :p (Roménia ou Arménia?)

Também se falou do Morrisey uma vez penso, mas julgo que era só boato.

Pelo menos em Portugal alguém podia fazer isso. Organizar um movimento, os fãs votavam, ainda se arriscava a ganhar e seria um balde de água fria para a Eurovisão. Como foram os Lordi, quando ganharam.

Telmo disse...

LOL enganei-me era Arménia, obviamente.