Venho abrir um desafio: que os companheiros inarmónicos indiquem um filme cuja banda sonora lhes tenha especialmente impressionado. Podia indicar mais de meia dúzia - lembro-me de repente do Vertigo de Hitchcock, do Crash de Cronenberg, do Solaris de Tarkovsky, da Sarabanda de Bergman e tantos, tantos outros...
Mas nenhum me deixou tão boquiaberto como o Notre Musique, do Godard - ver aqui; a primeira parte do filme (o Inferno), em particular, deve ter a banda sonora mais assustadora da história!
Ver aqui o início:
E ainda outros exemplos (que não fazem justiça ao filme, claro, só no contexto tudo funciona):
O trailer:
(esta música para piano, cujo compositor ando há anos a tentar descortinar, é inacreditável!!!!!)
Excertos vários:
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
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5 comentários:
O Notre Musique é um filme (?) fabuloso. Aquela última parte com as cores digitalmente alteradas e maradas... :O
Essa música para piano também me ficou no ouvido (nunca mais a ouvi, desde que vi o filme, e é inesquecível)
Se alguém souber quem é o dito compositor, por favor, diga-me que eu ficaria eternamente agradecido!
Quanto ao filme, eu até nem gosto de alguns do Godard (que são demasiado intelectualóides). Mas este! :O:O:O:O:O:O:O
Se alguém souber quem é o dito compositor, por favor, diga-me que eu ficaria eternamente agradecido!
Quanto ao filme, eu até nem gosto de alguns do Godard (que são demasiado intelectualóides). Mas este! :O:O:O:O:O:O:O
é um destes:
Jean Sibelius
Alexander Knaiffel
Hans Otte
Ketil Bjornstad
Meredith Monk
Komitas
Gyorgy Kurtag
Per Oddvar Johansen
Valentin Silverstrov
Oynvind Braekke
Peter Tchaikowski
Trygve Seim
Arvo Part
Anouar Brahem
David Darling
(lista de créditos no filme)
conforme esta thread (com mais infos, pode ser que ajude): http://www.imdb.com/title/tt0360845/board/nest/13800956?d=13800956&p=1#13800956
Pois... essa lista já conhecia... E bem, Sibelius não é, Tchaikovski também não, nem Arvo Part nem Kurtag... (este o estilo até não é assim tão afastado mas acho que conheço grande parte da música para piano dele...). Deve ser um daqueles menos conhecidos, talvez um dos nórdicos... E volto a tirar o chapéu ao senhor Godard por repertório tão extenso, variado e evitando os lugares-comuns.
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