sábado, 18 de outubro de 2008

Indo eu a Recardães

Pelo título do post vê-se logo que sou eu a retratar mais um dos meus «programinhas manhosos do folk», que me levam aos sítios recônditos deste belo Portugal das tradições. Pois assim foi no passado dia 10. Peguei eu na minha carripana, do Porto a Recardães, freguesia do concelho de Águeda, terra da d'Orfeu e palco do concerto de encerramento do 7º Festival «O Gesto Orelhudo», anunciado aqui.
Paragem em Aveiro para apanhar uns amigos, e descobrir que a internet mentiu ao dizer que havia bilhetes à venda no Mercado Negro - só havia passes para o festival inteiro. Nova paragem em Águeda para descobrir que a internet mentiu outra vez ao dizer que havia bilhetes na sede da d'Orfeu. Aumenta a preocupação com o aproximar da hora e a noção da popularidade que os filhos da terra têm nas imediações serranas. Preocupações escusadas (ou não, porque o sítio encheu mesmo) pois lá conseguimos comprar os nossos bilhetes à chegada ao Auditório da Junta de Freguesia de Recardães. Jantados no à beira da estrada «Zito dos Leitões» (rijo!) lá fomos para o dito cujo concerto.
As minhas expectativas estavam altas: ja tinha visto os Toques do Caramulo duas vezes e os Galandum Galundaina uma. Sabia que era provavelmente a única hipótese de ver os Galandum sem me aborrecer (mesmo assim aborreci-me). E o encontro das duas bandas já tinha acontecido uma vez... e prometia.

O que se seguiu foi um belo espectáculo que envolveu dezenas de pessoas, entre as referidas bandas, coro ("normal" e infantil), Pauliteiros de Miranda (muito bom!) e recriações, coreografias e trajes típicos.
Nunca tinha visto um concerto de folk com tanto público, estavam centenas de pessoas a lotar por completo a sauna - perdão, o Auditório - de Recardães. O concerto foi muito bom. Os vários intervenientes acrescentaram um óptimo colorido à actuação - já por si habitualmente vistosa - dos TC, e a fusão do Caramulo com as terras de Miranda foi feliz. Fica na memória. Siga de volta para casa que há 80km à espera de serem percorridos.

Sem comentários: