quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Coro profissional da Casa da Música

«Dentro de um ano, a Casa da Música conta apresentar o seu coro profissional ao público do Porto. A formação será liderada pelo conceituado maestro britânico Paul Hillier, que assume o compromisso até 2014.
(...)
O projecto era já uma pretensão da Comissão Instaladora da Porto 2001, criada há precisamente dez anos, mas só agora estão reunidas todas as condições - incluindo as orçamentais - para se dar corpo a uma formação que, em certas ocasiões, chegará aos 80 elementos. No entanto, o núcleo de 16 cantores é o que terá uma base de trabalho mais regular.
(...)
"Ainda não sei, honestamente" é a resposta de Hillier quando se fala das expectativas que tem em relação ao Coro Casa da Música. Apenas avança dois objectivos concretos: "Explorar a música antiga e, ao mesmo tempo, apresentar repertório contemporâneo". (...)
A este propósito, António Jorge Pacheco refere que o referido núcleo de 16 cantores "permite abordar cantatas de Bach ou música 'a cappella' e permite defender muito bem o vastíssimo património português da música antiga, desde o Renascimento até ao início do período Barroco". O vasto catálogo de Fernando Lopes-Graça será outra das apostas da Casa da Música para os programas do coro, na versão de 16 elementos.
(...)»

artigo completo in Jornal de Notícias

Sem comentários: