segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A condenação de Beethoven

Só mesmo nos states...

«Andrew Vactor, fã de hip-hop norte-americano levado a tribunal por ouvir música demasiado alto no seu automóvel, foi condenado por uma juíza do tribunal de Illinois a pagar uma multa de 150 dólares (aproximadamente 110 euros), mas poderia ter pago consideravelmente menos (26 euros) se tivesse aguentado 20 horas a ouvir Beethoven.
Segundo notícia da Associated Press, Vactor acedeu rapidamente à proposta, mas só conseguiu aguentar 15 minutos de música clássica. "Não consegui aguentar aquilo. Decidi pagar a multa".
A juiza disse que queria que Vactor percebesse o quão difícil é ouvir música de que não se gosta: "Penso que muita gente não gosta de ser forçada a ouvir música", mas acreditava que esta experiência o fizesse "abrir horizontes".»

in Blitz

1 comentário:

Daniel disse...

Esta história evoca muito bizarramente a da "Laranja Mecânica", embora seja quase ao contrário - no filme, o Alex, que venerava Beethoven, é forçado, por um sofisticado castigo policial, a sentir-se mal fisicamente quando ouve música do dito compositor. Após essa "terapia de choque", Alex aguenta bem menos que quinze minutos, como se vê numa das cenas fulcrais, quase no fim...
Resumindo, a dita juíza anda a ver filmes a mais...