quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os Arctic Monkeys vêm ao Porto. Ok.

Foi com grande excitação que o meu irmão mais novo recebeu a notícia da vinda dos Arctic Monkeys ao Coliseu do Porto. O concerto é em Fevereiro e ele vai comprar o bilhete hoje. Disseram-lhe que havia enormes filas na FNAC de Santa Catarina para comprar os ingressos para o primeiro concerto dos ingleses no Porto.

Os Arctic Monkeys são, hoje em dia, os Tokyo Hotel de uma camada de jovens alternativo-urbanos. O Alex Turner é o Bill Kaulitz para estes miúdos.

Eu não desgosto do primeiro álbum dos Arctic Monkeys. Havia um hype enorme à volta deles e acabaram por me surpreender pela positiva - não é uma obra prima, mas é aquilo que comentamos com os amigos como sendo um álbum "fixe". Tem boas músicas e bons singles. O segundo não me agradou tanto, e este último não consigo avaliar porque enjoei por causa do meu irmão, mas admito que seja fraquinho (apesar do Homme!). No entanto, ao ver toda este mini-histeria a nível local por causa deles, não consigo deixar de pensar na comparação entre eles e os Tokyo Hotel.

3 comentários:

mário disse...

Parece-me uma comparação completamente exagerada. Os tokio hotel são em muitos aspectos um produto do marketing que muitas vezes se faz para tornar a música rentável, e é por isso que eu os coloco num balde de lixo.

Os arctic monkeys eram também um grupo de chavalos quando começaram, mas todo o sucesso que tiveram, e toda a hype que os tornou famosos não foi um fabricanço para editoras, agentes e afins ganharem dinheiro, mas sim algo nada diferente daquilo que se passava com os arcade fire há anos atrás. E só se proporcionou, porque de facto faziam boa música. É assim que a malta do rock funciona, curiosamente (tb em parte por causa disso que desisti de muita da imprensa de música que consumia).

Sim, os Arctic Monkeys não são nada de especial. Estão longe do que seria considerado 'genial'. Mas estão milhas longe de bandas que pertencem à mesma classe que os Tokio Hotel.

Mas de certa forma até compreendo o que queres dizer. No concerto deles em 2007, no coliseu, a média de idades rondava, sem exagero os 16. Havia muita gente que não devia ter mais que 13 ou 14. Mas ainda bem para eles que escutam arctic monkeys e tokio hotel, e que se calhar escolheram aquele concerto para ser o seu primeiro.

no fundo o que eu quero dizer é que quando um miúdo ouve arctic monkeys, está no bom caminho... quando ouve tokio hotel, meh.

de qq maneira, fica a minha opinão. abraço :p

António Pita disse...

Eu percebo o que o Francisco quer dizer, e até nem discordo.

É verdade que os Arctic Monkeys têm um album fixe, os TH nem por isso, mas se pensarmos bem sobre o que o Mário diz acerca do fabricanço das editoras, posso dizer que concordo um bocadinho sobre isso. Houve um hype tremendo, editora, media, etc, etc, acerca dos AM. O big comeback do segundo album, a mediatização de toda e qualquer música, entre outras coisas. Repetem formulas com muita facilidade e, se não fossem OS Arctic Monkeys, já teriam caído em algum esquecimento, a que estes géneros estão habituados - muito do mesmo e fãs go with the flow.

Francisco Ferreira disse...

Não estava obviamente a comparar a música dos AM aos TH. TH não tem ponta por onde se lhe pegue, é um fenómeno baseado numa fórmula e marketing nojento. Os AM são mais soft - apesar de agora terem mesmo muito marketing à volta - e estão para alguns putos como os TH estão para outros, geralmente mais mentecaptos.