segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Moonleite sonata

O título deste post é particularmente infeliz, tendo competido pela escolha com outras ideias geniais como «B(eeth)ovino» ou «mu mu mu muuu! (ou a 5ª sinfonia cantada por vacas)». Felizmente, o Ludwig não nos pode ouvir. Ha!

Porque a silly season não discrimina ninguém, diz-nos o DN:

«Produtor estimula vacas com Beethoven

(...) O proprietário de uma exploração leiteira de Portalegre vai começar nos próximos dias a dar música a… 400 vacas. A ideia é "aliviar" o stress dos animais, garantir uma produção dentro de parâmetros elevados e criar um "bom ambiente" em toda a exploração.
"Gosto da música de Beethoven e é essa que se vai ouvir", explica José Ventura Nunes ao DN, esperançado em que o investimento de 1500 euros comece rapidamente a ser compensado com uma produção mais elevada.
(...)
"Para uma pessoa Beethoven pode ser relaxante e para outra pode ser irritante. No caso dos animais, temos de recorrer a verdades mais universais. Hoje já sabemos dizer, em termos muito gerais, que uma música relaxante tem poucas alterações, um ritmo pouco marcado, poucas mudanças de tonalidade, sem grande intensidade de instrumentos", explica Teresa Leite, considerando que não "é nada escandaloso" que a música ajude as vacas a ficarem "menos stressadas e, consequentemente, a produzirem mais leite".»

Sugestão de escuta relacionada: Captain Beefheart & His Magic Band - Safe as Milk

Sem comentários: