terça-feira, 25 de novembro de 2008

Qual a utilidade da Wikipetia versão pt?

Qualquer pessoa sabe para que serve a wikipedia: obtenção rápida e imediata de informações fúteis e sem utilidade sobre música/bandas, filmes, séries, enfim, cultura popular de uma forma geral, logo, à primeira vista, o título é um bocado parvo.

Claro que isso é na versão inglesa; na versão pt.wikipedia, o caso pia mais fino; aparentemente, há um esquilo maluco encarregue de tratar de todas as páginas das bandas.

Vejamos um par de casos:


The Gift - O caso destes gajos é engraçado. Curiosamente, aquilo que aparece na biografia oficial do site da banda, é o mesmo texto da sua página na wikipedia. A sério, até o erro tipográfico que atribui as vozes da banda a uma mulher está lá copiado. E nem um agradecimento se vê ao pobre do esquilo trabalhador... Por outro lado também não aparece referido em lado nenhum a altura em que ganharam o prémio MTV e o vocalista agradeceu "Porra, já era hora, estava a ver que não. Até parece que não somos a melhor banda do mundo mundial. Ainda vou ter de me levantar para ir aí buscar, ou vão fazer finalmente uma estátua em nossa honra?"

Pedro Abrunhosa - Outro cuja página consiste numa biografia extensa, na qual se inclui qualquer coisa do estilo (citando de cor) "inventou a música, que depois exportou para os estados unidos, onde fundou um movimento chamado JAZZ", "aceita a participação de Maceo Parker no seu disco de estreia, só por pura caridade e generosidade", ou "ensinou o Mourinho a treinar futebol".

Agora a sério, nessa página diz esta pérola:

"Claramente um rosto de um intelecto superior, a sua capacidade de captação do mundo, tornam-no num criativo que vive o seu génio dependente do que ama, como a cidade do Porto. Canções como o Barco para a Afurada, retornam uma nostalgia única revelando a sua imensa vertente poética. Alvo de um sucesso esmagador de um pais algo parado no tempo nos anos 90, hoje é um prisioneiro do que vende e do seu génio, criando e compondo até hoje."

Esqueceram-se só de adicionar que ele sofre de um síndorme de excesso de modéstia, comparável apenas com o vocalista de coldplay.

Há ainda a vertente concorrente que consiste em poupar palavras e ceder apenas as informações básicas, como é caso a página dos Cool Hipnoise, que diz qualquer coisa como:

"Os cool hipnoise são uma banda. Fim."

Urge fazer algo pela pt.wikipedia. Esquilos de todo o mundo, uni-vos!

3 comentários:

André Forte disse...

o problema desse artigo da wikipedia sobre o abrunhosa é que esquece a existência de um génio, um verdadeiro, que está por detrás das melhores coisas que o abrunhosa fez (e que são bem boas, dentro da funk/jazz). esse senhor é o mário barreiros. reza a lenda que chegou mesmo a ser convidado para ser guitarrista de estúdio do prince, outra besta da música (ou pelo menos costumava ser).

fora isso, é um bocado exagerado, apenas.

Ska disse...

E não só o Barreiros. Os próprios bandemónio (a sua formação original) foram das melhores bandas portuguesas de sempre. A verdade é que qualquer um desses músicos está hoje em dia à frente de uma (ou mais) banda de sucesso.

De resto, acho que são muitas as bandas que deixam de fora o mário barreiros...

Telmo disse...

Não, o problema do artigo não é esse, meus caros.

O problema é o mesmo em toda a pt.wikipedia, o que não se verifica na en.wikipedia. Sabeis o que é? Standards. Com certeza já entraram num artigo que diz que os standards da wikipedia não estão a ser cumpridos. Ou por falta de referências, ou por linguagem pouco "enciclopédica", ou por ser ambíguo, cenas assim. Já viram isto a ser cumpridos pela pt.wiki?