segunda-feira, 28 de julho de 2008

Ouvir música na internet - guia rápido

Há cada vez mais soluções para ouvir música na internet... Segue-se um guia rápido para algumas maneiras de encontrarem aquela música que já não ouvem há tanto tempo ou conhecerem aquela banda manhosa que vai abrir o concerto da vossa banda favorita cá no burgo ou até de ouvirem música genericamente.

Nos primórdios da internet havia duas maneiras: a legal - ir ao site oficial da banda e ouvir uns míseros 30s de algumas músicas - e a ilegal - os programas de P2P (Napster, AudioGalaxy, Kazaaa, imesh, eMule, ...). Mais recentemente cada banda passou a ter Myspace ou outro espaço do género (como o Palco Principal para as bandas de garagem portuguesas) onde podemos ouvir meia dúzia de músicas inteiras. Repositórios temáticos de bandas são também uma boa fonte para quem gosta de um estilo específico.

No campo do "apetece-me ouvir música de uma forma genérica" (acho que nunca niguém deve ter proferido esta frase na sua cabeça) encontramos as webradios - fenómeno já "antigo" - ou os podcasts (emissões temáticas que se encontram pela web fora em blogs e afins). Neste último caso, o RSS é bastante nosso amigo, avisando-nos dos novos programas.

Mas... e falarmos de coisas que nem toda a gente conhece? Alguns podem já ter ouvido falar do Pandora, onde se constroem "rádios" pessoais a partir de uma banda ou música e do constante aperfeiçoamento à medida que (des)aprovamos as músicas que nos são sugeridos. Fruto de um complexo trabalho de catalogação de músicas e de bons algoritmos o resultado era bastante interessante, permitindo conhecer outras bandas que teríamos hipoteticamente maior propensão a gostar. Actualmente, só se pode ouvir nos EUA... leis.

O Musicovery permite-nos ouvir música por género musical, década e humor (mais enérgico/calmo, "positivo"/dark) ao mesmo tempo que apresenta as músicas relacionadas por um grafo, através do qual podemos navegar. Pessoalmente nunca gostei muito deste site. A início parecia muito bom, dada a interface, mas a biblioteca musical era bastante limitada e crashava.

Bom para estar a par das novas tendências é o The Hype Machine, que analisa as discussões de música em blogs permitindo-nos ouvir as músicas em causa. Quem não estiver interessado nas reviews pode só pesquisar por música/artista e ouvir todos os resultados num player.

O Jogli - ainda em versão beta - afirma ter indexadas 12 milhões de canções, a maior parte das quais em formato "vídeo do YouTube". O registo permite criar playlists e perfis diferenciando-se assim do acto banal e básico de ouvir música no youtube.

Finalmente, o que eu considero a melhor solução: Grooveshark. Podia estar aqui a explicar o modelo do sistema com a partilha das músicas e a análise dos melhores utilizadores para resultados mais precisos, mas isso merecia um artigo inteiro e o que nos interessa agora é o lado do ouvinte. Pois bem, do lado deste não há nada mais fácil. Escrevam o que querem ouvir e uma intuitiva interface vai permitir-vos descobrir o álbum ou música que querem, podendo construir a vossa playlist com vários items.

(O fenómeno do muxtape já foi falado noutro post).

Parece que o guia rápido acabou por se revelar longo e não entrámos em pormenores... na verdade, foi apenas um apresentar de algumas das muitas maneiras de ouvir e conhecer música na web. Vá, apresentem as que conhecem e as que preferem.

1 comentário:

Ska disse...

do hype machine nunca tinha ouvido falar.

Mars Volta?