domingo, 13 de julho de 2008

A alegria da partilha

Lembram-se do tempo em que pegávamos nas cassetes do Iran Costa das nossas irmãs/tias/primas/mães e lhes metia-mos um bocadinho de fita-cola naqueles furinhos em baixo para gravarmos as nossas músicas por cima?
Bons tempos... Pegar nas melhores músicas de vários cds emprestados para ouvirmos no nosso leitor de cassetes. Passar horas a ouvir rádio até aparecer "aquela música". Arranjar as músicas aos amigos, eles a nós, enfim, partilhar.

Hoje em dia diz-se que já ninguém liga aos álbuns, que as pessoas só compram os singles digitalmente yadda yadda yadda... Adivinhem? Naquela altura também não! Aliás desde sempre, quem gostava dos álbuns comprava, quem não gostava ouvia só as músicas, tal e qual como hoje. A partilha sempre existiu! Hoje em dia mais massificada, é fácil conhecer novas músicas através da internet. Myspace, last.fm, blogs como este, enfim, milhares de opções à disposição.

Uma dessas ferramentas, a que eu vos venho aqui dar a conhecer, chama-se muxtape.
O muxtape não é mais que um site que permite aos utilizadores criarem mixtapes de não mais que doze músicas. No site principal podemos encontrar vários links aleatórios para playlists de outras pessoas, é só clicar e podemos ouvir o mp3 que cada pessoa lá colocou.

Para quem se interessa, o site está muito bem feito. Em termos informáticos, quero dizer. Não tem coisas a mais, só o essencial, um look minimalista/simplista, funciona que é um mimo. Assim dá gosto ouvir música, sem as macacadas do player do myspace, por exemplo. Imagino que mais tarde ou mais cedo as bandas vão começar a colocar lá as suas próprias playlists, se não o fazem já.

Visitem, criem as vossas playlists e comentem este post com os links. Espero que possam sentir o gosto de partilhar algo que vos é querido.

A minha playlist aqui. Aviso já, neste momento ando a ouvir muita música electrónica, mas prometo ir variando :p

Sem comentários: