quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Zelig @ Barcelos

Rumei a Barcelos no passado dia 5 para assistir a um dos concertos mais refrescantes dos últimos tempos.

Para quem não conhece, os Zelig são compostos por:
- Peixe (Ornatos Violeta, Pluto, DEP):
guitarra eléctrica
- Eduardo (Pluto, DEP):
contrabaixo
- Zé Marrucho:
bateria
- Nicolas Tricot (Red Wing Mosquito Stings, Nuno Prata):
flauta transversal, teclas
- António Serginho:
marimba, vibrafone e percussões várias

O concerto foi no Auditório da Biblioteca Municipal, um espaço acolhedor e de pequenas dimensões (~100 lugares sentados), mas repleto para assistir ao Jazz Zappiano de Peixe & Co. O concerto foi um desfilar de virtuosismo e experimentalismo, com bom gosto e desafiando alguns limites, lembrando certamente sonoridades (e filosofias) do mestre Zappa mas sem deixar de ter uma identidade própria. Sem querer menosprezar a bateria e contrabaixo, que forneceram um acompanhamento rítmico e harmónico imaculado, tenho que realçar o trio maravilha que ocupava a frente do palco.
A marimba e vibrafone do António Serginho dão um contributo inigualável à sonoridade do colectivo, com uma execução de qualidade e alternando entre o fornecer das linhas melódicas e o acompanhamento rítmico proveniente de uma parafernália de instrumentos e pseudo-instrumentos de percussão.
Já o Nicolas Tricot alternou constantemente entre instrumentos. Ora cumpria funções melódicas na flauta transversal, ora mais de acompanhamento nos teclados. Outras vezes, numa postura mais experimental, estava no serrote de arco (acho que é assim que lhe chamam) ou a lançar samples (através dum teclado MIDI). Ah, e tocou triângulo! :)
Last but not least: Peixe. Este foi a terceira banda jazz do Peixe que vi actuar (já tinha visto DEP e Peixe Jazz Quartet) e a primeira em que não desempenha um papel predominantemente solista. Nos Zelig, encontramos um Peixe no centro e direcção da banda mas alternando entre um papel de solista e um outro de suporte harmónico - muito bom tanto nos solos como nos riffs - chegando no fim a uma actuação mais diversificada, consistente.

Foi um concerto espectacular! Quem quiser conhecer ouça no myspace. Ver-nos-emos numa próxima oportunidade ;)

Sem comentários: