segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Orquestra no Metro do Porto

«O Metro do Porto celebra a 1 de Outubro o Dia Mundial da Música com um itinerário musical nas estações da sua rede, disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte da empresa. Numa iniciativa conjunta, a Casa da Música e o Metro do Porto oferecem ao público em geral um itinerário musical aberto a clientes, levando Beethoven num passeio inédito desde meio da manhã até final da tarde.
Os diferentes naipes da Orquestra Nacional do Porto (ONP) vão distribuir-se por várias composições do metro, convergindo para a estação de S. Bento. Viajando nos veículos, em todas as linhas e a partir de vários pontos da rede, os músicos da ONP levam fragmentos da 5ª Sinfonia de Beethoven até à Estação de São Bento. Assim, a partir das 15h30, ao entrarem em algumas composições, os passageiros são recebidos por um naipe da ONP em plena execução daquela obra musical. À sua espera, na estação de S. Bento, está a maestrina Joana Carneiro que, uma vez reunida a orquestra, dirigirá o primeiro andamento daquela obra. Este breve concerto, que terá lugar pelas 16h30, no mezanino da Estação de São Bento, constitui o ponto alto das comemorações do Dia Mundial da Música.

Antes disso, desde as 11h00, o Serviço Educativo da Casa da Música propõe a quem queira ter uma participação mais activa nesta comemoração a construção de uma composição colectiva que vai ganhando forma ao longo do dia, a partir dos sons que vão sendo «depositados» em vários pontos de recolha instalados em estações do Metro. Músicos e não-músicos são convidados a dar o seu contributo através dos mais variados sons dos seus instrumentos ou da voz.
Em estações devidamente seleccionadas (Casa da Música, Trindade, Bolhão, Marquês), são instalados Pontos de Recolha e o material sonoro vai sendo progressivamente transportado para a Estação de São Bento por correios sonoros» que viajam no Metro. Esta «obra do dia» é uma colagem feita a partir do material gerado por todos os participantes e quem passa pode ser «executante» ao accionar os sensores do Sound=Space - instrumento musical electrónico que transforma em sons todos os movimentos realizados num determinado espaço.
O resultado global será apresentado na Estação de Metro de São Bento.»

in iol música

Sem comentários: