sexta-feira, 10 de julho de 2009

As Escolhas do Marmelo (1)

Aproveitando a época baixa de postagens aqui no blog, enceto uma nova rubrica que espero visitar todas as semanas.

Neste espaço acolhedor, tentarei sugerir alguns álbuns dentro de um determinado tema, seja de bandas menos conhecidas ou simplesmente algumas pérolas esquecidas no baú. Ou então é o que me apetecer.

E quem sou eu para andar aqui a dar conselhos? - pergunta o leitor (na realidade o leitor perguntaria "quem é ele" e não "quem sou eu", a não ser quando sou realmente eu que estou a ler isto) - e pergunta com muita razão: de facto eu sou só mais um marmelo.

Álbuns para o Verão:

Vamos então começar esta rubrica com sugestões de álbuns para o Verão. Na humilde opinião deste marmelo, o grande problema das listas de álbuns com temas de Verão é que não indicam a altura do dia certa para ouvir determinado álbum. O Verão não é todo igual: ao longo do dia, muda a temperatura e muda o estado de espírito. Vou, por isso, dividir esta lista em partes do dia e fazer sugestões apropriadas.

Manhã (antes do meio dia): Há pessoas que apesar de ser Verão e não terem nada para fazer teimam em acordar cedo. De facto, é um hábito saudável que lhes permite apanhar a parte mais fresca do dia e fazer cagaçal para acordar os desgraçados que querem dormir.
Sugestão:
Anathallo - Floating World
Aí vai um álbum fresco, alegre e cheio de energia. Esta música, por exemplo, não representa bem o álbum porque ele mais parece um musical. Deve, por isso, ser ouvido na sua totalidade.


Manhã (depois do meio dia): Para as pessoas normais, o dia começa quando fica calor demais para estar na cama. Para a parte mais arrastada do dia, onde o calor é mais intenso, é esta a sugestão:
BORIS - Pink
Provavelmente o álbum mais acessível destes Stoner/Doom/Sludge rockers japoneses. Tem partes arrastadas, partes mais mexidas, o ideal para soltar as primeiras gotas de suor do dia. É perfeito para viagens de carro ao sol.


Tarde: De tarde, a maior parte das pessoas vai dar um mergulho à praia. Aproveite, porque a melhor maneira de engatar uma miúda estudante de Belas-Artes, Design ou uma merda assim é ir também à praia apanhar sol mas de forma irónica, qual critica mordaz à sociedade conformista em que vivemos. A banda sonora tem de ser bem escolhida. Tem de ser alguma coisa dançável e que as indias (as gajas do indie) conheçam.
Ora, só há uma banda nestes preparos que consegue manter a testosterona em níveis aceitaveis:
Death From Above 1979 - You're a Woman, I'm a Machine
Como é que alguém consegue fazer música dançável e ao mesmo tempo tão heavy-fucking-brutal-rocking-awesome? Não sei.


Lusco-Fusco: Para quem gosta de aproveitar ao máximo estes 5-7 minutos, aconselho que vão desempoeirar o gira-discos e ouçam este álbum na sua totalidade (se for preciso aumentem a velocidade para conseguirem ouvir tudo):
The Cult - Love
Mistura de rock gótico com misticismo
índio dos The Doors, nada representa melhor o pôr-do-sol que isto.


Noite: Ainda há neste mundo pessoas com bom gosto. E depois há aquelas pessoas que saem à noite para discotecas. Tenho sugestões para as duas:

Às primeiras sugiro este álbum:
Soil & 'Pimp' Sessions - PIMP MASTER
Death Jazz, como eles lhe chamam. Jazz agresivo, rockeiro
(?), mas sempre cheio de classe.

A quem sai à noite para discotecas, sugiro que use protecção. Não precisamos de mais gente como vocês.


Até para a semana!

2 comentários:

Pedro disse...

tantas cores num só post -_-

Unknown disse...

Agora deste-te a conhecer ao mercado japuna?!?! Só eles para fazerem tantas coisas manhosas como usar mais do que uma cor para tentar provocar "A Doença" nas pessoas, tem cuidado telminho...