quinta-feira, 26 de março de 2009

Little Scale Blog

Há para aí um senhor que criou um patch no Max/MSP que promete tocar:

"All 4-bit waveforms that have 32 samples"

Simples, não? Vamos ver:

32 samples refere-se a 32 amostras por segundo (para os interessados em aprofundar, ver o teorema de amostragem de Nyquist-Shannon), sendo que cada uma dessas amostras tem 16 valores possíveis (os tais 4 bits). Se multiplicarmos ficamos com 512 "bits/segundo".

Complicado, não? Vejamos:

O áudio dum CD normalíssimo tem 44 100 samples/segundo a 16 bits. Isso dá o célebre 1.4 Mbits/s (1 411 200 bits/s). Para cada um dos 2 canais... Isto para contextualizar e dizer que os 512 até parecem muito simplezinhos.

Problema: as possibilidades de formatos de onda sonora a 4-bits e 32 samples são 16^32. O patch toca 100 formas por segundo (o que levanta alguns problemas, mas ok) a uma frequência fixa. Nas palavras do próprio,

"There are 16 ^ 32 possibilities. The patch plays 100 different waveforms for every second, at a constant frequency of 440 Hz. At this rate it will take 1,079,028,307,100,000,000,000,000,000 centuries to complete."

Traduzido para o nosso português, o patch chegará ao fim dentro de:

1,079,028,307,100,000,000,000,000,000 séculos


Possibilidades musicais? Ouçam por vocês próprios no vídeo abaixo. Principal mérito quanto a mim: relembrar a toda a gente que isto do som é mesmo muito complexo. Se todas as formas possíveis de onda a 512 bits/s levam aquele tempo para concluir, quanto levariam as de 1 411 200 bits/s? E lembrem-se que estamos a falar sempre da mesma frequência. E se usássemos todas as frequências possíveis? E mais: os tais 1 411 200 bits/s são alvos de duríssimas críticas como todos sabemos por não terem qualidade suficiente!!!!

E isto já faz parte da beleza da música.




litte scale blog: all 4-bit waveforms that have 32 samples

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