Quando recentemente desapareceram os vídeos da Warner do YouTube disse-se (blogs, jornais, tv) que a editora teria obrigado o site ao acto... Até aqui, tudo normal e dentro do lógico, se ainda estivéssemos num mundo em que as editoras mandam e o YouTube é visto por elas como um antro de foras-da-lei. Já não estamos (em relação à primeira premissa, pelo menos). No novo mundo, o YouTube (cof Google cof) manda e as editoras remedeiam-se (ou «adaptam-se», dizem elas) e tentam fazer dinheiro com isso. A história acaba sempre da mesma maneira: com ganância. Ou pelo menos assim noticia a Exame Informática aqui.
«Ao que tudo indica, a Warner não estava contente com o valor que recebe de cada vez que um vídeo de um artista seu é visto no YouTube e começou a exigir mais dinheiro. O YouTube, não estando disposto a pagar mais, rompeu negociações e começou a retirar os vídeos, noticia o Cnet.
O prejuízo será maior para a editora do que para o site de partilha (...)»
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
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