quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

SellaBand

Nem vale a pena começar a falar das lutas das bandas com as editoras ao longo dos tempos. Peguem em todas as coisas que leram e ouviram sobre isso e façam vocês a introdução a este post.

Na busca por apoio para se lançarem, as bandas podem hoje contar com mais esta ideia: SellaBand. Qual o conceito por trás deste site? Cada banda regista um perfil com 3 músicas, fotos e informação. É-lhes atribuído um "passe" que contém 5000 partes, partes essas que podem ser compradas por utilizadores do site ao preço de $10 cada.

Quando todas as partes forem compradas (ou seja, $50.000 de investimento) a banda vai para estúdio gravar o seu álbum, com este dinheiro a servir para pagar as despesas.

O que é que os investidores ganham? Além de um CD promocional da banda em questão, ganham revenue share que varia proporcionalmente ao que foi investido, além de outras vantagens à medida que vão passando determinados limites, chegando mesmo a receber uma viagem de avião para assistir as gravações da banda caso decidam ser MESMO generosos (se comprarem 1000 partes, ou seja $10.000 investidos).

Resta dizer que já 29 bandas conseguiram completar o passe, sendo que várias já lançaram o album e estão a contribuir para o bolso dos investidores (ou, o bolso dos "believers" como lhes chama o site). Há, inclusivamente, uma banda portuguesa entre as mais felizes, que está a gravar neste momento.

Sem comentários: