quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Um dia de (Galaico)folia

Sábado lá rumei eu a Esposende para cumprir o desejo de já algum tempo de assistir a um concerto dos Gaiteiros de Lisboa. No fim desse dia, a imagem com que fiquei foi extremamente ambígua: a pormenores de uma organização cuidada contrapuseram-se erros crassos... Mas já lá vamos!

Ainda antes da partida a consulta do site revelou um grafismo interessante e cuidado com muita informação excepto a mais importante: as horas dos concertos...

Lá fui a meio da tarde, já que sabia (pelo menos) que as portas abriam às 19h. A viagem é fácil até sair para Esposende, e mesmo depois abundam as placas com direcções para o recinto que não deixam ninguém se perder! Bem feito. Mas sempre que surge um parque instala-se a confusão pois as setas levam-nos lá mesmo que o recinto seja noutra direcção... O primeiro parque que surgiu era assustador... As traseiras de um campo de futebol, com 2 carros estacionados e um cartaz a dizer que havia autocarro para o recinto de meia em meia hora mas sem dizer quando partia o primeiro... Desistindo de esperar ao fim de 5 minutos e muito silêncio avancei para perceber pelas placas que estava ainda a 2Km do recinto!! Quando surgiu nova seta para parque (outro campo de futebol) apercebi-me que era na direcção contrária... Lá perguntei aos populares e acabei por estacionar mesmo à porta do festival... Compreendo a preocupação em ter parques (e eram bons e espaçosos) mas quem quer que estacionasse neles não saberia ir para os concertos nem a que distância estavam...

Comprados os bilhetes e vendo a porta ainda encerrada e o soundcheck a decorrer, tive que perguntar para perceber que "o resto" que eu tinha visto no site existia mas tinha que andar 10 minutos até lá chegar... Só mesmo adivinhando. O que me esperava era uma mini-mini-feira medieval, com uma dezena de barracas e pessoas (a meio da tarde no fim de semana de abertura da feira medieval de Santa Maria da Feira...). Lá estavam as habituais gaitadas e elementos de recriação histórica, assim como a bela da bifana e do porco no espeto.

Abertas as portas para o recinto com hora e meia de atraso percebi duas coisas: onde há patrocínio da Super Bock há condições (e muita muita publicidade e Brandi Carlile) e o concerto nunca começaria a horas. Temi o fiasco pois à hora que devia começar o 1º concerto estariam 30 pessoas num recinto grande, com um bom palco, sistema de som e luz, e muitas máquinas de finos. O que não percebi é como não havia uma máquina de café sequer...

Mas a noite lá se foi compondo acabando por ter bastante público. Aponto para algo na ordem do milhar. O primeiro concerto coube aos portuenses Arrefole, numa tradução relativamente fiel do que podemos ouvir nos discos, dentro das suas virtudes e limitações. Foi um concerto agradável com interacção de um público satisfeito.

Terminado o concerto e depois do compasso de espera (e de uma sande de presunto) lá chegaram os senhores Gaiteiros de Lisboa. E foi um concerto espectacular! Ao longo de hora e meia e dois encores pudemos ouvir músicas dos vários álbuns da banda, com os arranjos sui generis da tradição portuguesa. Como nos discos, excelente trabalho vocal e de percussão, quase a fazer esquecer os bem executados sopros. Muito bom!

À hora do regresso deveria estar o (DJ) Osga a animar a malta que ainda resistiu no recinto. Eu cá regressava satisfeito, esperando que haja mais edições do festival. Vê-se que há esforço, interesse e dinheiro mas falta corrigir alguns pequenos pormenores de amadorismo para que a qualidade do cartaz possa coincidir com a qualidade dos restantes aspectos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Também lá estive. Fui para lá do Porto nos 3 dias. Sinceramente acho que é dos melhores festivais, e dos mais bem orgzanizados que já vi. Essa questão dos parques considero um pormenor, mais que tolerável tendo em conta que é a primeira vez que se usa aquele recinto.

Depois acho que 10 minutos do local dos concertos até ao Castro de S. Lourenço é um bocado exagerado! :-D Aquilo faz-se em 5 minutos nas calmas.

De facto o site não dizia a hora dos concertos. Mas de resto estava em todo o lado. Vi nos flyers que me deram no Marés Vivas e nos cartazes colados no Porto.

Parabéns à Galaicofolia. Sim Senhor!

Aníbal Antunes
Porto

Pedro disse...

Sim, a organização está de parabéns. Mas as falhas, mesmo as mais pequenas, devem ser apontadas para poderem ser corrigidas. Espero estar lá no próximo ano para ver um festival ainda melhor :)