domingo, 8 de novembro de 2009

Diabo na Cruz

Nunca gostei de nada vindo da Flor Caveira. Para quem não sabe, uma editora da malta baptista de Lisboa e arredores. Numa forma igualmente redutora, a responsável por tanta coisa má que para aí anda: B Fachada, João Coração, Manuel Fúria, Os Pontos Negros, Samuel Úria, Tiago Guillul... Pois se é verdade que não consigo ouvir nenhum dos supracitados, muita gente consegue. E eu apenas referi metade da lista do pessoal que eles editaram num tão curto espaço de tempo. Por isso, apesar de não ir à missa com nenhum deles, sempre lhes tirei o chapéu pelo dinamismo.



Tudo mudou quando ouvi os Diabo na Cruz, quase um super-grupo da editora mas com um acrescento muito importante: Jorge Cruz. Depois da rebelião 90's dos Superego e o trovadorismo cantautor do seu trabalho a solo (dois discos com cada projecto), rumou de malas e bagagens para Lisboa. E o que nos traz agora é nada mais nada menos que um projecto de verdadeira fusão das raízes tradicionais portuguesas com o rock que se faz actualmente.
O tema «Dona Ligeirinha» marcou presença na colectânea de Novos Talentos da FNAC e nas emissões (pelo menos) da Antena 3 e é verdade que é contagiante. Depois do EP com o nome da dita canção, vem o álbum já na próxima segunda-feira com o apropriado título Virou!.

Estou bastante expectante. Já não ouvia uma fusão com este nível de mescla desde os Sitiados (bem antes tivemos a fantástica Banda do Casaco). Mas para lá chegar, terão que não desiludir com o álbum. Se estiver ao nível do EP, a folk nacional agradece.

2 comentários:

Anónimo disse...

apenas um reparo, o cruz e os superego eram de aveiro e não do porto, quanto ao album do diabo está fabuloso!

Pedro disse...

toda a razão, obrigado pelo reparo, já está corrigido. e, sim, já ouvi o disco dos diabo na cruz e está muito bom.