sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sá da Bandeira: mais um para fechar?

Não sei se é verdade, não quero que seja verdade. Já havia rumores. Vendo-vos pelo preço que a comprei (n'a Baixa do PORTO).

«AMANHÃ [hoje] 9 DE OUTUBRO PELAS 18.30H CONCENTRAÇÃO FRENTE AO TEATRO SÁ DA BANDEIRA!
Pf divulguem e apareçam para que se possa denunciar publicamente um crime cultural e impedir que um dos mais importantes teatros portugueses e um símbolo cultural do Porto seja destruído e transformado em mais um hotel ou centro comercial!
O Teatro Sá da Bandeira, fundado em 1855 e restruturado em 1877, mantendo ainda os traços arquitectónicos dessa época, é uma das salas mais emblemáticas e históricas do Porto. A empresa detentora do imóvel colocou-o à venda por 5,5 milhões de euros, não sendo obrigado o futuro proprietário a manter a mesma actividade. No desenrolar dos acontecimentos, surgiram vários interessados, entre os quais, uma empresa que pretende transformá-lo num hotel (mais um. Já o nosso antigo Teatro Águia d'Ouro se encontra no processo de transformação em hotel).
O poder político local não se manifesta, mostrando total desprezo pela cultura e por um dos espaços com mais história da cidade! É importante intervir contra um (mais um) crime patrimonial que se encontra prestes a acontecer! Juntem-se a nós e manifestemos o nosso desagrado! O destino do TSB só pode ser um: ser remodelado e continuar como espaço teatral/musical! Pela História, pela Cultura, pelo Teatro, mas sobretudo, pelo Porto!»

3 comentários:

Telmo disse...

Lembrou-se toda a gente agora do Sá da Bandeira? Aquilo não estava pela morte?

Pedro disse...

não, é capaz de ter mais espectáculos que alguns sítios. e não falo das sessões de "cinema" da tarde...

Telmo disse...

Mas então não dá lucro e tem espectáculos? É que se dá lucro porque é que o vão vender?