sexta-feira, 3 de abril de 2009

Instrumentos Esquisitos - Hang



Não, não é nem a nave do ET nem uma caçarola.

O Hang é um idiofone harmónico e de altura definida que está a conquistar as ruas das cidades pela Europa fora, geralmente acompanhado de CDs de qualidade duvidosa e capa feita no Paint vendidos por €10, por senhores de bandolete e rastas. Foi criado em 2000 na Suiça e todos os exemplares foram construídos nessa mesma oficina, em Berna, que não tem tido mãos a medir, tal a quantidade de encomendas.

O som é muito interessante e com um timbre muito rico, que resulta da elevada capacidade de ressonância e de vibração quase independente. Ao todo são 7 ou 8 cavidades laterais, que correspondem a outras tantas notas, mais uma nota (a fundamental, pelo que soube, dependendo da tonalidade) em cima e outra por baixo (uma nota muito grave). Posto isto, ouçam por vocês, vale a pena e o instrumento faz muito mais justiça a si próprio que eu alguma vez poderia fazer (eu sou só daqueles totós que ficam na rua a ouvir e saem sem dar moeda e sem comprar o CD).



3 comentários:

Telmo disse...

Oi, isso é tipo steel-pans?

Óscar Rodrigues disse...

Sim, as steelpans foram grande parte da inspiração, ao que sei, só que este é um bocado diferente: é tocado só com as mãos (isto porque tem as tais cavidades que permitem que o a altura da nota seja mais ou menos estável); tem maior capacidade de sustentação de cada nota - nas steelpans a vibração duma nota altera a vibração das outras, aqui é mais ou menos independente - tanto que até podes fazer harmonias bem porreiras; além disso, ao ter a concavidade simétrica (e a da área mais tocável voltada para cima) tem uma caixa de ressonância muito maior e com mais sustentação, além de ter duas notas extra: a tal fundamental em cima e o baixo (curiosamente, em baixo)

Pedro disse...

Consegue ter um timbre deveras interessante em alguns momentos.