quarta-feira, 1 de abril de 2009

Boss DS-1 Mod

Há indiscutivelmente uns tabus e meias verdades no que toca aos pedais para guitarra. Um caso mediático e paradigmático é o do pedal de distorção DS-1, da Boss. Todos crescemos enquanto a guitarristas a ouvir que é "o" pedal do Vai, do Satriani, do Petrucci, dos Metallica, etc. O que é certo é que quando vamos a experimentar não é bem a mesma coisa. E porquê? Há basicamente três pontos de vista diferentes:

i) azelhice de quem o usa (presente em 99% dos casos, diria eu);
ii) desculpa da Boss: esses gajos têm o som que têm por causa do equipamento global (amps, pre-amps, guitarras, rack, etc), logo o som vai ser necessariamente melhor;
iii) desculpa dos utilizadores contra o sistema: os pedais que esses gajos usam são modificados, têm circuitos e componentes diferentes e é por isso que soam melhor.

Ora, convém alertar duas coisas: primeiro, alguns dos utilizadores referidos em iii) ganham muito dinheiro a modificar pedais, logo, têm muito a ganhar em defender esse ponto de vista; segundo, do ponto de vista da Boss, se eles têm esse equipamento todo porque raio precisam dum pedal de 50 euros?

Deixo-vos esta questão para tomarem as vossas próprias conclusões, juntamente com um link Do-It-Yourself caso se queiram aventurar (eu tenho para aqui um MT-2 que não uso e me soa mal como a porra, acho que nestas férias ainda me vou divertir à custa disso) e um vídeo (que faz parte do tal guia)




Modify your Boss DS-1
Fonte: http://www.instructables.com/

Sem comentários: