segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Os Linda Martini passaram ao lado de uma grande carreira


O título é um bocado exagerado, mas agora já captei a vossa atenção. Depois de ver o cartaz do Ignition 09, que o Telmo gentilmente partilhou, não pude deixar de reparar que não senti grande vontade de ir até Penafiel ver os Linda Martini. Quando comecei a ouvir, gostei imenso e achei que seriam um dos projectos mais excitantes da música nacional. Aquele EP com 4 músicas foi das melhores coisinhas portuguesas que ouvi na altura, e deixou-me cheio de água na boca. São 4 músicas cheias de intensidade, num (post?)rock muito suado, com guitarras cheias de força. Amor Combate é uma excelente música, apesar de ter rodado à exaustão na rádio. Este Mar é um instrumental melancólico cheio de força, e Lição de Voo nº1 é uma grande música. Se em 4 músicas faziam isto, o que podiam os Linda Martini fazer no seu disco de estreia?

Podiam fazer pior. Apesar de ter algumas boas músicas, no geral, ficou bastante longe da qualidade do EP. Parece que os Linda Martini se preocuparam demais, acusaram a pressão e não conseguiram fazer o mesmo. A postura começou a não ajudar: vê-los ao vivo era cada vez mais um murro na barriga, com uma pose estranha de vedeta que deixava o pessoal um bocado incrédulo. Olhos de Mongol, mesmo que tenha uma história muito interessante por trás, é um mau nome. Mas isso nem interessava muito se o álbum fosse chegasse pelo menos perto do EP.

Este último álbum, Marsupial, é mauzinho. A Raposo Manhoso é das poucas músicas onde encontro os Linda Martini que gostava, o resto chega a ser um bocadinho enfadonho. Quando ouvi o álbum todo pela primeira vez fiquei a pensar "meh...". Acho que isso traduz bem o Marsupial, é um álbum bastante meh, não é grande coisa mas tem um ou outro pormenor interessante. É curto, por isso nem chateia assim muito, mas continua longe do melhor que os Linda Martini mostraram saber fazer.

Pegando no título do post, os Linda Martini brilharam nas camadas jovens, prometiam muito e marcavam imensos golos nos júniores. Todos os adeptos estavam entusiasmados com esta jovem estrela, mal podiam esperar que fosse para a equipa principal espalhar classe. Infelizmente, a passagem para os séniores não foi fácil, marcou uns golinhos nas primeiras épocas, mas não era aquele moço que tinha estado em grande no início da carreira. Agora vai a meio, e muitos já nem se lembram bem dele, anda meio perdido em equipas do meio da tabela. Marca um golo de vez em quando, mas todos esperam que volte a ser o jogador que era quando tinha 19 anos.

PS - Os Linda Martini são o melhor exemplo do fenómeno myspace em Portugal.

2 comentários:

Telmo disse...

Aproveito para relembrar o meu post do ano passado: http://inarmonico.blogspot.com/2008/06/ps-rock-rant.html

Francisco Ferreira disse...

Post-rock é fixe, pá.